Jornal ÉME – Espanha – 23.02.24 – A Secretária Geral da OMA, Joana Tomás, participou de 20 a 22 do mês em curso, na cidade de Madrid, Reino de Espanha, na Reunião da Internacional Socialista de Mulheres (ISM), na qualidade de vice- presidente para a Região Austral do continente africano.
Na sessão de abertura dos trabalhos, Joana Tomás, apontou que, no século 21, as mulheres vinculadas ao socialismo que trabalham no sector formal ou na economia informal, têm-se envolvido cada vez mais em movimentos que estão a desenvolver novas formas de organização e de estratégias que permitem o seu acesso para a cena política global.
O encontro que acontece na capital espanhola, tem como objectivo principal, estabelecer estratégias para a divulgação dos desafios e conquistas das mulheres, face ao futuro, e fortalecer as relações das organizações e membros da ISM, com a finalidade de agir mutuamente, face aos desafios do desenvolvimento do milénio.
Defender a igualdade dos direitos e a possibilidade de acesso da mulher em todos os domínios e níveis da vida económica, política, cultural, social e familiar, combate à pobreza e à violência, assim como a defesa do meio ambiente constaram dos propósitos do encontro.
Para o presente ano, o encontro decorre sob o lema “As Mulheres Presentes e o Futuro no Socialismo” e conta com representantes de várias organizações sociais de países africanos.
A Internacional Socialista de Mulheres é uma organização feminina que vela pela paz, democracia, liberdade, justiça social, igualdade de género e combater todas as formas de discriminação, violência contra as mulheres e solidariedade entre as mulheres e as organizações a nível regional e internacional.
Texto: DN