Jornal ÉME – Luanda – 26.09.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, participou nesta quinta-feira (26) em Luanda, na gala de celebração do 75.⁰ aniversário da proclamação da República Popular da China, promovida pela embaixada daquele país em Angola.

Estiveram igualmente presentes na cerimónia das festividades do gigante asiático, os membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, nomeadamente, Gonçalves Muandumba, Ângela Bragança, Idalina Valente, Esteves Hilário, Joana Tomás e Crispiniano dos Santos.

Ao falar sobre a efeméride, Luísa Damião, referiu que o MPLA e o Partido Comunista Chinês mantêm excelentes relações bilaterais, que são solidificadas cada vez mais na amizade e na cooperação entre as duas formações políticas.

A dignatária considerou a República da China um parceiro estratégico de Angola em vários domínios, com realce para o sector da formação de quadros. Neste sentido, destacou que os dois países têm estado a trabalhar no sentido de consolidar cada vez mais as relações bilaterais.

A Vice-Presidente salientou que o Partido tem enviado muitos quadros nacionais à China para beneficiarem de formação, tendo em conta o nível de desenvolvimento deste país.

Por sua vez, o embaixador da China em Angola, Zhang Bin, referiu que nos últimos 75 anos, o Partido Comunista da China tem unido e incentivado o povo de todas as etnias do seu país a trabalhar com perseverança e caminhar para a modernização chinesa, criando o rápido desenvolvimento económico e a estabilidade social a longo prazo.

Ao referir-se aos vínculos entre os dois países, o diplomata considerou, Angola um parceiro da cooperação estratégica da China em África.

Zhang Bin relembrou a bem sucedida visita de estado efectuada em Março último pelo Presidente João Lourenço à China, em que foram assinados importantes acordos que contribuem para fortalecer as relações bilaterais.

Na cerimónia celebrada no Hotel Intercontinental marcaram também presença, altos dirigentes do governo, diplomatas, oficiais generais, governantes, deputados, e demais convidados.

Ainda no espaço cultural, o evento ficou marcado com apresentações de cenas da cultura chinesa, com ênfase para a “Concubina Embriagada” uma das histórias mais famosas encenadas no estilo ópera de Beijing.

A fundação da República Popular da China foi formalmente proclamada por Mao Tsé-Tung, o Presidente do Partido Comunista da China, a 1 de Outubro de 1949 na Praça Tiananmen em Pequim, a capital da China.

Texto: DN

Fotos AP