Jornal ÉME – Luanda – 26.07.23 – Uma comitiva do Secretariado Nacional da JMPLA realizou na terça-feira (25) no município do Cazenga, província de Luanda, visitas de constatação, as iniciativas de jovens empreendedores que se dedicam aos trabalhos de metalúrgica, pintura, bate-chapa e artes plásticas.
A agenda de trabalho da delegação, chefiada pelo segundo secretário nacional da JMPLA em exercício, Justino Capapinha, começou pela Serralharia Gonga, que se dedica aos trabalhos de serralharia, fabrico, reparo e comercialização de móveis de alumínio e madeira assim como outras produções metalomecânicas.
Depois efectuou visitas guiadas as três instalações, onde recebeu uma explicação detalhada dos responsáveis das oficinais sobre a actividade desenvolvida e os principais desafios que enfrentam para a obtenção de microcrédito, apoio a formalização das suas actividades económicas e a certificação dos formandos.
O segundo local da visita foi a Oficina “Auto Danny” especializada em bate-chapa e pintura de carros, onde a delegação pode ver o trabalho que está a ser realizado, assim como outras linhas de trabalho relacionadas, a manutenção entre outros de equipamentos para veículos.
Por sua vez, um dos responsáveis da oficina Auto-Denny, Euclides Manuel Panzo, enalteceu o gesto e apela as outras organizações políticas a seguirem o gesto da JMPLA que está apoiar jovens com iniciativa empreendedora de modo a influenciar a criação do auto-emprego.
No diálogo que manteve, Justino Capapinha, encorajou os jovens, a continuarem com os seus trabalhos que considerou benéfico, que vai permitir aumentar a qualidade de vida de cada família como resultado do trabalho e por ser um sector que gera renda e responde à demanda da economia e do desenvolvimento do país.
Asseverou que a JMPLA vai continuar acompanhar as actividades dos jovens empreendedores do município do Cazenga, e em breve, dará respostas positivas as necessidades financeiras, materiais, bem como as relacionadas a legalização das empresas.
No final da visita, Justino Capapinha e a delegação que o acompanhou visitou o Atelier Mussungo que se dedica ao trabalho com pintura, gravura e desenho, assim como se dedica na vertente da formação.
O mestre de artes plásticas, Adão Mussungo, salientou que recebeu garantias do chefe da comitiva da JMPLA, principalmente, no que concerne a certificação dos seus formandos, que futuramente irão contribuir para o desenvolvimento do país.
Texto: NJ
Foto: AP