Jornal ÉME – Luanda – 28.10.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu, sexta-feira,(27) uma visita de cortesia da Coordenadora Nacional da Promaica , Isilda Sambalanda, de quem recebeu reconhecimento e felicitações, pelo seu trabalho, empenho e dedicação em prol da causa da mulher rural.

Durante o encontro, sublinha-se, entre mulheres cristãs, ocorrido no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, fez-se igualmente um balanço das actividades do movimento de Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica (Promaica), com destaque para o convite apresentado a Luísa Damião, para marcar presença no próximo congresso nacional do organismo.

“Recebemos com muito carinho e satisfação, a confirmação pessoal da Vice-Presidente do MPLA, para estar presente no nosso Congresso que vai ocorrer de 22 á 25 de Novembro próximo, em Luanda, na zona dos Ramiros”, frisou Isilda Sambalanda.

Segundo a líder eclesiástica, o evento tem como objectivo despertar e consciencializar a população, para acções de solidariedade, de formação e empoderamento das mulheres rurais, bem como das mulheres que diariamente no país são vítimas de violência doméstica.

A Promaica, núcleo feminino da Igreja Católica em Angola, trabalha em várias frentes, mormente na formação das mulheres, para serem protagonistas do seu desenvolvimento numa perspectiva integral.

A Promaica cuja génese deu-se no dia 23 de Agosto de 1990, por iniciativa e inspiração do malogrado Bispo da Diocese de Benguela, Dom Óscar Braga, tem como objectivo criar espaços de interação e integração social, na qual as mulheres angolanas devem estar mais instruídas, unidas e com maior consciência da sua participação cívica e religiosa, contribuindo para uma sociedade melhor.Actualmente, a PROMAICA, é um dos grandes suportes da acção evangelizadora da Igreja Católica em Angola.

Texto: NBS

Fotos: DG